Monday, March 8, 2010

Depois do Oscar...

Hoje pela manhã, recebi um e-mail de um amigo revoltado com o resultado da premiação do Oscar 2010. Ele, torcendo por "Avatar", do já oscarizado James Cameron, reclamou da vitória de "Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow. Ainda não tive a oportunidade de assistir o filme que fala sobre a guerra do Iraque, mas estou entusiasmado para ver (e não só porque ele ganhou o Oscar), mas que "Avatar" era também meu favorito, isso era.


Como respondi para esse meu amigo, eu aprendi a respeitar a Academia depois que assisti "Quem Quer Ser um Milionário?", que levou oito - sim, oito - Oscar's, inclusive o de melhor filme em 2008 - para quem não se lembra, esse filme era tipo como o azarão da competição. Mas, quem assistiu a cerimônia até o final (como eu também assisti), percebeu claramente que "Avatar" não ia levar os prêmios principais. Ele levou tudo o que podia pela parte técnica, feito mais do que merecido, mas "Guerra ao Terror", talvez por tocar na maior ferida americana atual, venceu o longa de Cameron em todas as categorias que concorreram juntos.

Claro, até o último minuto torci por "Avatar", mas quando Kathryn Bigelow venceu por Melhor Diretor, estava óbvio que o prêmio de Melhor Filme também seria para ela. O que eu achei, um pouco, injustiça. Avatar se propôs a mudar o cinema, mudar nossa maneira de ver um filme. Inovou na maneira de contar uma história e foi recorde de bilheteria. A Acadêmia tinha que reconhecer esses feitos. Não o fez... Para ela, um filme levar tanta gente ao cinema é normal, comum.

Talvez, quem venceu esse Oscar não tenha sido Kathryn Bigelow ou "Guerra ao Terror", mas sim, o egocentrismo e a prepotência americana.

2 comments:

Unknown said...

Esse seu amigo deve ser gente boa heimm...rsrs

Danilo Reenlsober said...

Huahuahuahua!
Mais ou menos!

Post a Comment