Saturday, July 10, 2010

"Lua Nova" e "Eclipse" - Vampirismo deformado

Às vezes não basta ser amigo. Tem que participar, nos bons e maus momentos. Enfim. Ao receber o e-mail de uma amiga convidando para assistir "Lua Nova", o segundo filme da Saga Crepúsculo na sua casa - para, depois, assistir "Eclipse", a sequência do longa, no cinema, pensei como cinéfilo assíduo e mesmo já sabendo da, bem... digamos... "coisa" que me esperava, resolvi aceitar o convite. E ai vai uma dica, caro leitor: se alguém te convidar para assistir "Lua Nova", corra. Mas corra como se sua vida dependesse disso, como o diabo foge da cruz, como o Cascão corre da água. Depois não diga que eu não avisei!

O clã Cullen e a humana causadora de todos os problemas, Bella


Sim, porque existem coisas que podem destruir uma amizade, se ela não for forte o suficiente. "Lua Nova" é uma delas. E não pense que "Eclipse", embora 0,000001% melhor do que o filme anterior, é diferente. Ambos são PÉSSIMOS filmes. Péssimos porque não existe uma palavra pior (ou melhor) para definir o quanto essa "saga" é deprimente e vergonhosa para qualquer pessoa com mais de 15 anos de idade e bem resolvida emocionalmente. Tudo é muito ruim, tudo. Desde o visual, o roteiro e, claro, as atuações... Ah, as atuações...

Para quem não conhece muito bem a história do trio Isabella (Bella) Swan, a humana egocêntrica, Edward Cullen, o vampiro vegetariano e Jacob Black, o lobisomem depilado, ela começa quando Bella se apaixona por Edward. Então transcorrem-se sequências intermináveis de um romantismo barato, até que Bella descobre que seu melhor amigo, o tal do Jacob, também não é nem um pouco normal, afinal, ele é um lobisomem e inimigo natural dos vampiros.

Em "Lua Nova", Edward acha melhor se afastar de Bella, para que ela se esqueca dele e tenha uma vida normal. Não dá certo. A garota cai numa depressão lascada, quase tangível, o que acaba transformando o filme num verdadeiro martírio. É, meu amigo, é necessário muita força de vontade para ver esse filme até o final. Xingamentos são permitidos - e inevitáveis. Já em "Eclipse", Bella se vê em meio à uma batalha entre vampiros que querem protegê-la (os Cullen) e os que querem devorá-la. Infelizmente, ela sai ilesa da guerra, o que dá brecha para mais um filme... "Amanhecer", que estreia ano que vem.

É com um roteiro capenga desses que David Slade, diretor de "Eclipse" (e também do ótimo "30 dias de Noite"), tem que trabalhar. Mas coitado, é impossível fazer algo que preste, por mais que o diretor tenha se esforçado - e ele tentou, mesmo. O filme poderia muito bem ter, pelo menos, 30 minutos a menos de duração. Ele é arrastado, cansativo, com diálogos clichês, cheios de um romantismo tão brega que faz com que o espectador sinta vontade de sair no meio do filme e vomitar. Ou, no mínimo, dar muitas gargalhadas. Escolhi essa opção. E todas essas "qualidades" do filme também podem ser agregadas à "Lua Nova", do diretor Chris Weitz (o mesmo do horrível "A Bússola de Ouro"), porém, numa dose muito maior, já que o filme é uma das coisas mais depressivas que eu já vi no cinema.

Se os diálogos são, hum... lamentáveis, as atuações conseguem se sair ainda pior. Podemos dizer que a produção escolheu a dedo Kristen Stewart (Bella), Robert Pattinson (Edward) e Taylor Lautner (Jacob): os três são horríveis e ficam apagados por qualquer personagem secundário que surge, como a vampira Jane, vivida pela ótima Dakota Fannigan. Para se ter uma comparação bem precisa, se os três atuassem em "Malhação", seriam muito pior do que o Fiuk, por exemplo.

É certo que a raça humana tem gostos estranhos. É certo também que o brasileiro gosta de muita porcaria (Hein? Alguém falou Restart? Ou então Bonde do Tigrão? Não, não, foi Calcinha Preta!), mas é simplesmente impossível conceder a ideia de "Eclipse", um dos piores filmes já feitos pela raça humana - seguido de seus antecessores, possa atrair tanto público às salas de cinema e se tornar a maior bilheteria numa estreia dos últimos 20 anos. Sério, existe alguma coisa muito errada com os adolescentes de hoje em dia. Assistir à esse vampirismo deformado deveria ser probido por lei!

3 comments:

Sarah Schmidt said...

Hey, Daniloca, bacana o teu texto!
Nunca ví nenhum dos filmes e, sinceramente, não tenho a menor vontade. Para mim parece uma histeria sem necessidade, toda esta comoção.
Bacana o blog! (Y)

Sarah

Danilo Reenlsober said...

Obrigado Sarah!
Pois é, incrível como essa série é ruim, e mesmo assim, atrai milhares de fãs. Não dá pra entender.

Unknown said...

Eitaaaaaaa, os dois primeiros já foram ruins, to vendo que esse está tão ruim quanto!!!

Bom texto vizinho!!!

Desculpa pela demora

Post a Comment