Friday, June 18, 2010

Times em campo, equipes vencedoras!


Terça-feira, 15 de junho de 2010. Enquanto todo o Brasil se preparava para assistir à estreia da seleção brasileira na Copa da África do Sul, contra a fraca seleção da Coreia do Norte, uma outra seleção entrava em campo, bem longe dali, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Não, não era um time pentacampeão do mundo, nem mesmo possuía 11 jogadores, mas era um dos grupos mais aguardados do dia e eram apenas três os nomes que o mundo todo esperava impacientemente: Satoru Iwata, Reggie Fils-Aime e o mestre Shigeru Myiamoto, os principais nomes da Nintendo, gigante da indústria dos videogames.

Enquanto o Brasil arruma as chuteiras para entrar em campo no Estádio Ellis Park, em Johanesburgo, o time da Nintendo já marcava gols na E3 (Electronic Entertainment Expo), a principal feira relacionada à games de todo o mundo. E o primeiro desses gols foi marcado logo no início da conferência da empresa, quando Myiamoto, o gênio dos games e pai de séries como Mario Bros. e The Legend of Zelda, anunciou o novo jogo da saga para o Nintendo Wii. O público presente ficou sem ar ao assistir, pela primeira vez, cenas do inédito "The Legend of Zelda: Skyward Sword". Imagine um gol do Brasil contra a Argentina... Foi mais ou menos essa a reação dos presentes.

Mas esse foi apenas um de tantos gols realizados pela Nintendo nessa E3. Enquanto o Brasil sofria para derrotar os coreanos, a gigante japonesa dava uma goleada nas concorrentes Sony e Microsoft, mostrando games de qualidade e que prometem fazer a cabeça dos jogadores nos próximos anos. Exemplos não faltam. "Metroid: Other M" mostra, pela primeira vez, o lado sombrio da heroina Samus Aran; "Donkey Kong Country Returns" revisita o clássico game lançado para o SNES (aqui, o querido Super Nintendo) e coloca Donkey Kong novamente numa aventura acompanhado do seu fiel escudeiro, Diddy; "Kirby Epic Yarn" revoluciona a série da bolota rosada e mostra que, para ser belo, um jogo não precisa ser ultra-realista; "Epic Mickey", por sua vez, mostra o ratinho da Disney num mundo sombrio, habitado pelos personagens secundários do estúdio.

Mas o gol mais bonito do trio ainda estava por vir. Quando Satoru Iwata sobe ao palco e apresenta "Kid Icarus Uprising", a plateia vai ao delírio. Mas esse sentimento explode de verdade quando ele exibe, pela primeira vez, aquele que promete ser o videogame portátil mais revolucionário da história: o Nintendo 3DS, capaz de reproduzir imagens em 3D sem a necessidade de nenhum tipo de acessório - como aqueles óculos escuros, por exemplo, dos cinemas em três dimensões. Com gráficos muito acima dos vistos hoje em dia no atual Nintendo DS - ou até mesmo no Wii, o 3DS chamou atenção até mesmo da concorrência também pela lista de games no lançamento: Sonic, Resident Evil, Metal Gear Solid, Mario Kart, Kingdom Hearts e os inesquecíveis "Star Fox 64" e "The Legend of Zelda: Ocarina of Time", que serão relançados no console.

Como o próprio Reggie citou no início da conferência da Nintendo, "Tecnologia é apenas uma ferramenta". E se há uma empresa que sabe utilizar de maneira magistral toda a tecnologia atual em benefício dos games, e principalmente, em benefício à diversão dos jogadores, essa empresa é a Nintendo. "Não basta apenas tecnologia", continua Reggie, "é necessário ter um bom designer nos games. É um encontro perfeito". E quem assistiu à conferência e presenciou os games divulgados, pode perceber que esse pensamento foi levado muito à sério pela Nintendo nessa E3, que já entra para a história como uma das melhores para a empresa.

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